​CHAPADA OFF ROAD - ECOTURISMO E AVENTURA

CNPJ: 22.024.353/0001-64 | CADASTUR: 13.070895.10.0001-5

Rua Quinco Caldas, nº164, Centro | Chapada dos Guimarães | MT | 78195-000
65 3301-2441  |  65 9.8417-2441 OI

65 9.9313-4422 CLARO / whats app

atendimento@chapadaoffroad.com

Todos os Direitos Reservados

Cidade de Pedras

Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Atividade: Caminhada
Distância: 2 km
Grupo Mínimo: 1 pessoa.
Grupo Máximo: 6 pessoas.
Tempo de duração: 2 a 3 horas.
Nível de dificuldade: leve.
Restrições da atividade: pessoas com pouca mobilidade, em pós-operatórios, pessoas que estejam sob o efeito de álcool e/ou outras drogas.

Perfil do Praticante: não requer preparo físico.​

​Descrição do Roteiro​

 

A Cidade de Pedras é um dos pontos que mais caracteriza Chapada dos Guimarães, por ser o local onde melhor se observa os grandes paredões de arenito que avançam com seus morros gigantescos, e está localizada dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na parte superior a região do Vale do Rio Claro.

De lá se avista uma paisagem incrível, onde formações rochosas são continuamente esculpidas e transformadas, dando margem ao imaginário de cada visitante! 

Vamos de carro até a guarita do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães para a entrega do voucher, iniciando logo depois nossa viagem pela estrada que leva ao Distrito Água Fria e entrando no Parque por uma porteira. Seguimos por mais uns 10 km na estrada que agora é formada por areia, até chegarmos ao estacionamento onde começamos a caminhada, o qual já fica perto dos paredões.

No início da trilha já podemos ver rochas, lembrando ruínas de uma cidade antiga.

Por ser um dos lugares mais altos da região, castigado por ventos, ter tantas rochas e solo arenoso, além das chuvas que lavam os nutrientes, aqui temos um “cerrado anão” onde podemos observar plantas que não crescem muito, sendo que nos outros passeios as mesmas espécies são encontradas maiores.

Caminhamos próximo à beira do precipício, parando nos mirantes para contemplar as formações de diferentes ângulos.

É possível ver a Crista do Galo no Vale do Rio Claro 350m abaixo, a vegetação mais densa margeando os rios, a cidade de Cuiabá à frente, o Morro do São Jerônimo à esquerda e tantos outros detalhes imperdíveis, com as enormes formações de arenito se estendendo em ambos os lados, fechando esta obra de arte natural.

Voltamos para o local onde deixamos o veículo e em praticamente todo o trajeto é possível ver os imponentes paredões da formação Botucatu, com sua cor avermelhada (que apesar de não ser a cor típica desta formação, é a que prevalece aqui na Chapada dos Guimarães).

Para visitar este monumento é necessário carro traçado (4x4), pois a estrada é de difícil acesso e continuamente transformada pela ação do vento e da chuva.

 

​Dicas de Viagem:​

A Cidade de Pedras é acessada por trilhas, a maior parte em área de cerrado (sem sombra). Portanto, são úteis as seguintes recomendações:​

* Usar meias e calçados adequados para caminhadas (resistentes e confortáveis);
* Usar boné ou chapéu e protetor solar;

* É aconselhável levar no mínimo 1,5L de água, repelente, lanche, embalagem para acondicionar seu lixo, roupa de banho, capa de chuva (principalmente de outubro a março), binóculos, máquina fotográfica (baterias, filmes ou cartões de memória) e uma mochila para acondicionar os objetos acima.

Respire Fundo e... Viva a Natureza