top of page

Circuito das Cachoeiras

Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Atividade: Caminhada
Distância: 8 km
Grupo Mínimo:
Grupo Máximo:
Tempo de duração: 4 a 6 horas.
Nível de dificuldade: leve a moderado.
Restrições da atividade: pessoas com pouca mobilidade, em pós-operatórios, pessoas que estejam sob o efeito de álcool e/ou outras drogas.

Perfil do Praticante: requer preparo físico mediano.​

​Descrição do Roteiro​
 

Neste passeio visitamos o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, mais especificamente o vale do córrego Independência, um afluente do rio Coxipó, que corta o parque dando origem a uma pequena caverna de arenito, várias cachoeiras e a paisagens deslumbrantes.

Depois de deixar o voucher na sede administrativa do Parque, nos dirigimos ainda no veículo por uma estrada não pavimentada por cerca de 3 km, chegando ao estacionamento de onde se inicia a caminhada de aproximadamente 8 km (ida e volta).

No início caminhamos por uma antiga estrada de serviço que não é mais utilizada para veículos e segue com trilhas leves e moderadas. Contemplamos o Cerrado e área de transição para as matas de galeria que se formam às margens do rio.

No desnível criado pela erosão podemos observar as diferentes formações geológicas, como Furnas e Ponta Grossa que são basicamente arenito, assim como o Grupo Cuiabá, com três formações principalmente de argilito.

Nos Icnofósseis gravados na Geotita (ou compressão de ferro) temos pequenos desenhos de conchas em baixo relevo, que olhos atentos podem encontrar. Um vestígio milenar de quando a Chapada era mar.

Após 40 minutos de caminhada chegamos à imponente Cachoeira das Andorinhas com seus 18m de queda, onde poderemos tomar um banho refrescante e descansar um pouco para continuar o passeio. Em determinada época do ano as andorinhas veem à região e fazem seus ninhos atrás da cortina de água, protegendo seus filhotes nas pedras.

Depois de um tempo partimos rio acima. A próxima parada é na Cachoeira da Prainha, que tem uma área agradável para um piquenique e banho. Logo acima está a Cachoeira do Degrau, onde temos uma hidromassagem natural e mais adiante encontramos a Cachoeira do Pulo, onde o córrego serpenteia sob as fendas nas rochas até encontrar a queda de aproximadamente 3,5 metros descortinando um dos mais belos atrativos do Parque Nacional.

Na trilha novamente, chegaremos à simpática Cachoeira 7 de Setembro, nosso último banho com uma das melhores hidromassagens. Relaxados e refrescados, seguimos então pelo cerrado em direção a Casa de Pedra, uma pequena caverna de arenito escavada pelo córrego Independência, onde podemos observar muito da geologia de sua formação. Conta a história que este lugar serviu de abrigo aos homens da Coluna Prestes e também como refúgio para escravos fugitivos. Hoje a gruta é utilizada como abrigo por morcegos e pequenos animais.

Depois de caminhar mais um pouco chegamos ao veículo e terminamos assim o passeio.



Dicas de Viagem:​

O Circuito de Cachoeiras é acessado por trilhas, a maior parte em área de cerrado (sem sombra). Portanto, são úteis as seguintes recomendações:​

* Usar meias e calçados adequados para caminhadas (resistentes e confortáveis);
* Usar boné ou chapéu e protetor solar;
* É aconselhável levar no mínimo 1,5L de água por pessoa, repelente, lanche, embalagem para acondicionar seu lixo, roupa de banho, capa de chuva (principalmente de outubro a março), binóculos, máquina fotográfica (baterias, filmes ou cartões de memória) e uma mochila para acondicionar os objetos acima.​

este atrativo se encontra temporariamente fechado devido a pandemia causada pelo covid-19 e ainda não tem previsão de reabertura.

os demais atrativos já voltaram ao funcionamento, seguindo os novos protocolos e cuidados para evitar a proliferação do vírus.

Respire Fundo e... Viva a Natureza

bottom of page