Complexo das Cavernas
Fazenda Água Fria

Atividade: Caminhada
Distância: 13 km
Grupo Mínimo: 1 pessoa.
Grupo Máximo: 12 pessoas.
Tempo de duração: 4 a 8 horas.
Nível de dificuldade: leve a moderado.
Restrições da atividade: pessoas com pouca mobilidade,

em pós-operatórios, pessoas que estejam sob o efeito

de álcool e/ou outras drogas.
Perfil do Praticante: requer preparo físico mediano.

​Descrição do Roteiro​
 

A Caverna Aroe Jari é a maior caverna de arenito do Brasil, com cerca de 1.550 metros de extensão e está localizada a 46 km de Chapada dos Guimarães, na Fazenda Água Fria. Seu nome é de origem "Bororo", e significa "Morada das Almas".

O passeio tem início na sede receptiva da fazenda, onde colocamos os equipamentos de segurança e  nos preparamos para a caminhada. Seguimos por uma trilha no cerrado até a Ponte de Pedra, um mirante de onde poderemos avistar a região. Depois continuamos a caminhada e entramos por uma mata de galeria, até chegarmos ao primeiro salão.

No Salão do Chuveiro encontraremos uma pequena cachoeira se formando no teto da caverna. Aos poucos os olhos se habituam à escuridão e podemos explorar melhor os detalhes da formação da caverna, com a ajuda de lanternas. Deixamos o primeiro salão em direção à Boca do Buritizal, a entrada da Pedra das Três Pontas, e em seguida chegamos à Gruta da Lagoa Azul. À beira da lagoa descemos um pouco até o outro lado da mesma, e logo seguimos explorando as belezas escondidas em seus arredores.

 

Mais alguns metros e encontramos a Caverna Kyogo Brado. A caverna possui aproximadamente 20 metros de altura, por 700 metros de comprimento, com lindíssimas formações rochosas de um arenito menos firme.

Retornamos ao ponto de partida, onde almoçamos e depois seguimos de carro até a Cachoeira do Relógio (também conhecida como Cachoeira do Alméscar) para um banho refrescante, finalizando o dia de passeio.

Para este passeio temos a opção de escolher, na recepção, se faremos a caminhada completa ou usaremos o serviço de transporte do atrativo (sendo este em um micho ônibus ou estrutura de ônibus puxada por trator) que a fazenda oferece, para diminuir a caminhada.

Se for feita uma viajem nesse transporte (ida ou volta) serão 7km de caminhada. Se optar por fazer ida e volta, a caminhada terá por volta de 3km, e nesse caso se caminha bem pouco, porém se perde parte do passeio, não podendo passar em alguns atrativos do trajeto.



Na imagem a seguir estão 

discriminados os valores 

dos itens a serem acertados 

na recepção do atrativo:

Taxa de entrada que é 

cobrada na fazenda, e almoço

e transporte de atrativo, que 

são opcionais.

Ao chegar no local, os

visitantes escolhem a opção

que melhor se encaixar para

seu perfil.
(Esses preços não incluem

Guia Credenciado,

equipamentos e demais serviços).

Dicas de Viagem:



A Caverna Aroe Jari é acessada por trilhas, algumas partes em área de cerrado (sem sombra).  Portanto, são úteis as seguintes recomendações:



* Usar meias e calçados adequados para caminhadas (resistentes e confortáveis);
* Usar boné ou chapéu e protetor solar;

* É aconselhável levar no mínimo 1,5L de água por pessoa, repelente, lanche, embalagem para acondicionar seu lixo, roupa de banho, capa de chuva (principalmente de outubro a março), binóculos, máquina fotográfica (baterias, filmes ou cartões de memória) e uma mochila para acondicionar os objetos acima.

Respire Fundo e... Viva a Natureza

​CHAPADA OFF ROAD - ECOTURISMO E AVENTURA

CNPJ: 22.024.353/0001-64 | CADASTUR: 13.070895.10.0001-5

Rua Quinco Caldas, nº164, Centro | Chapada dos Guimarães | MT | 78195-000

65 9.9313-4422 CLARO / whats app

atendimento@chapadaoffroad.com

Todos os Direitos Reservados